Blogue

O travessão (—) é diferente do hífen (-)

Ah, a pontuação! Sim, na escrita despachada e informal com que conversamos tantas vezes, somos um pouco descuidados com os sinais de pontuação — ou então, às vezes, até somos bem criativos: tudo depende do dia e da hora. Daí não vem mal ao mundo. Agora, uma coisa é certa: nos textos…

read more

Sete palavras inglesas de origem portuguesa

Há quem se queixe muitos dos anglicismos e outras invasões da língua portuguesa, mas o certo é que as línguas nunca foram e nunca serão compartimentos estanques. Andam sempre a entornar palavras umas nas outras. O inglês, por exemplo, veio cá buscar umas quantas palavras. Podem ler uma extensa lista…

read more

Três passos para escrever melhor em português

Antes de mais, uma advertência: se acha possível escrever bem seguindo uma receita qualquer, ainda por cima em três míseros passos, pode ir tirar o cavalo da chuva. Depois de ler este pobre artigo não vai ficar a saber escrever bem — mas talvez consiga escrever um pouco melhor. Gostava ainda de…

read more

Que língua fala o Pai Natal? E o Menino Jesus?

Apesar das más-línguas que afirmam ver no Pai Natal uma invenção genial dos marketeiros da Coca-Cola, o senhor de barbas brancas tem origem em várias tradições bem mais antigas, nascendo da figura de São Nicolau, com uns pós de deus Odin à mistura. A história é interessante, mas pergunto: que…

read more

Cinco falsos amigos da língua inglesa

Vejamos alguns falsos amigos vindos directamente da ilha dos nossos mais antigos aliados: Actually Não, não quer dizer “actualmente”. Na realidade, quer dizer “na realidade”. Realmente… Cigar Nestes dias em que o fumo já é quase um tabu, talvez não seja de bom-tom referir este falso amigo, mas aqui fica: um…

read more

Cinco dicas para acelerar o seu computador

Chego à minha secretária, ligo o computador e passo 30 minutos a olhar para o Windows a actualizar-se sozinho. Pelo segundo dia consecutivo! Confesso que isto enerva muito, principalmente quando temos traduções a fazer e mensagens a responder. As mãos ficam nervosas, caio na tentação de responder a mensagens de…

read more

Cinco restaurantes no Porto para o jantar de Natal da sua empresa

Ora, inspirada pelas sugestões dos nossos colegas de Lisboa, proponho agora cinco restaurantes para o jantar de Natal dos nossos clientes do Porto. Restaurante da Casa da Música Em 2009, foi por aqui que comemorámos a abertura do nosso escritório do Porto. No último andar do edifício, com uma vista fenomenal,…

read more

Bem-vindo ao site Dicas Eurologos

Este é um site criado pela equipa da Eurologos como forma de divulgar algumas ideias e dicas úteis. Numa empresa de tradução, temos de trabalhar intensivamente com todo o tipo de documentos e software. Além disso, lidamos com clientes de várias áreas e empresas de todas as dimensões. Desta forma,…

read more

Cinco restaurantes lisboetas para o jantar de Natal da sua empresa

Aproxima-se o momento em que todas as empresas fazem os seus jantares de Natal. Decidimos partilhar com os nossos clientes e amigos cinco propostas de restaurantes para essa data especial. Começamos por Lisboa, mas havemos de ir, muito em breve, até ao Porto, que também estamos por lá. Páteo Este…

read more

Três alternativas ao e-mail

O e-mail é uma praga, como todos já percebemos. As caixas de entrada são já um dos círculos do inferno e é impossível gerir as centenas de e-mails que recebemos por dia. O que fazer, então? Um dia destes, hei-de vos dar algumas dicas para domar a fera, mas, para…

read more